segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dia da Alfabetização? 14/09

Não foi por conta do Dia da Alfabetização, mas li uma Reportagem na Revista Escola essa semana que me deixou muito feliz por saber que existem professores, que são Professores. A reportagem falava sobre a escola que ficou em 1º lugar na Prova Brasil, e falava ainda mais, contava sobre o que a escola fazia para conseguir esse merecido lugar. Uma escola da Rede Pública, próxima ao Rio de Janeiro, conta que para isso, só é preciso uma coisa: Ensinar!
E me vendo de frente à isso, vejo que realmente não precisa mais.

E... Lendo uma matéria sobre Alfabetização no site da Vitae Futurekids, vi no Blog da querida amiga Fernanda 'http://emmonicasene.blogspot.com.br/', ela citando o Dia da Alfabetização, e porque não fazer uma ligação?

A matéria da Futurekids:

"Cenário
Apesar dos esforços e das grandes mudanças ocorridas na Educação brasileira, ainda há muito por se fazer pela alfabetização. O saldo devedor dos que deixaram a escola sem aprender a ler e a escrever é de 14,1 milhões de analfabetos e de outros 38 milhões de analfabetos funcionais. Os números mostram que elevado índice de alunos não tem sucesso no primeiro ano de trabalho e que outra porcentagem dos que concluem o ciclo inicial do ensino fundamental não domina os princípios básicos da escrita e da leitura.

Solução
Programa desenvolvido para garantir o sucesso do processo de alfabetização dos alunos nos primeiros anos descolaridade, utilizando os recursos diversificados para ampliar as oportunidades de aprendizagem e produção.

Benefícios
• Garantia da integração do processo de alfabetizar e letrar: a introdução do aluno ao sistema alfabético e suas convenções (alfabetização) e práticas de uso social da leitura e da escrita (letramento).
• Melhorias no processo de alfabetização.
• Procedimentos, métodos e intervenções diferenciados.
• Estabelecimento de organização metodológica para orientar educadores e alunos
envolvidos no processo.
• Amplo repertório de situações didáticas motivadoras, significativas e prazerosa.

Resultados
Nas escolas municipais mineiras, o percentual de alunos ao final do ciclo de alfabetização (3º ano do ensino fundamental) passou de 56,2% em 2009 para 66,3% em 2010. No mesmo período, o percentual de alunos de baixo desempenho caiu de 23,1% para 16,9% e, no nível intermediário, de 20,7% para 16,9%. A média de  proficiência das redes municipais de ensino cresceu de 514,1 em 2009 para 536,6 em 2010."

"Não se pode falar de educação sem amor. "
(Paulo Freire

3 comentários:

  1. Muito legal sua pesquisa sobre a alfabetização, que é muito importante na vida das crianças em inicio escolar, afinal é através dela que muitos aprenderão o significado de cada letra, cada palavra e no final com emoção saberão expor seus sentimentos e emoções através da escrita.
    Nós como educadores devemos incentivar nossos alunos a ler e a gostar de ler e escrever, só assim ajudaremos para um mundo letrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza Fernanda, e ver que os alunos desenvolvem e cada dia vão descobrindo um novo mundo é fantástico e muito lindo!

      Obrigada :D

      Excluir
  2. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, ESTÁ MUITO LEGAL, JÁ ATÉ USEI ALGUMAS DE SUAS IDEIAS.

    ResponderExcluir